Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

29 Simone Martins da Silva preocupação no cenário educacional. As novas inquietações não estão vinculadas apenas a ideologias pedagógicas, mas também a políticas internacionais advindas do projeto de globalização: através de mecanismos legais, avaliando a educação desde o nível básico até o superior, tais mecanismos integram políticas e práticas de avaliação em larga escala, cujas repercussões tendem a colocar toda a ênfase nos resultados, em detrimento da reflexão participativa e colaborativa dos processos de ensino e aprendizagem. Barreiros (2001) também apresenta que o discurso da qualidade presente em toda a proposta curricular e também nos sistemas de avaliação está nitidamente baseado no produto, no resultado educacional, haja vista a ênfase dada aos processos de medição, padrões e indicadores nestas propostas e sistemas avaliativos. Compreender a trajetória da avaliação em larga escala é imprescindível para a análise da relação existente entre a educação e os contextos político, econômico e social. Dependendo da perspectiva em que se compreende e se aplica o conceito “avaliação”, o mesmo pode estar contribuindo para fortalecer uma lógica hegemônica de sociedade, atendendo, assim, a interesses de um mercado neoliberal, ou para refletir os indicadores como ponto de partida/referência, visando melhorias no processo de ensino e aprendizagem e na gestão das instituições, conforme menciona Belloni (2009). Conforme Silva (2002), o final da Conferência de Bretton Woods, realizada nos Estados Unidos, no Estado de New Hampshire, em 1944, marcou uma mudança no eixo político-econômico mundial e a afirmação da hegemonia do centro financeiro de Wall Street, com a criação do Banco Mundial (BM). O BM foi uma instituição financeira criada para manejar operações de créditos, financiamentos e investimentos, envolvendo dinheiro público e privado. São cinco instituições vinculadas entre si: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento ‒ BIRD (1944); Agência Internacional de Desenvolvimento ‒ AID (1960); Corporação Financeira Internacional ‒ CFI (1956); Agência de Garantia de Investimentos Multilaterais ‒ Miga (1960); Centro Internacional para a Resolução de Disputas sobre Investimentos ‒ ICSID (1962). Com a função de reavaliar, supervisionar e monitorar as operações de crédito; fiscalizar o cumprimento dos critérios e as condições para a obtenção de crédito; definir e monitorar os modelos de gestão e organização de projetos para obtenção de financiamento; avaliar a capacidade creditícia do solicitante para honrar compromissos; acom-

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