Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

288 Uma análise da internacionalização da educação superior “necessária” através... permita encontrar um caminho de possibilidade diante das adversidades dos limites. REFLEXÕES FINAIS Com base em uma perspectiva teórico-crítica, o interesse deste trabalho baseou-se na identificação dos limites e potencialidades de duas instituições para se desenvolverem como experiências alternativas ao modelo de ensino superior hegemônico; e como, a partir da tensão entre essas duas forças (limites e potencialidades), surgem possibilidades para ancorar-se como experiências de universidades e de internacionalização necessária. Foi com base nesses aspectos que a dialética foi escolhida como método de análise, o qual acompanhou todo o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, através da identificação de diferentes tensões e contrastes, tais como: antagonismos e semelhanças das culturas latino-americanas, universidade e internacionalização questionada e necessária, limites e potencialidades, entre outros. Como mencionado acima, a tensão entre essas forças não anula uma ou outra, mas aproxima-as, tornando-as um elo necessário. Nesse contexto, considera-se que os limites detectados desempenharam um papel fundamental para viabilizar a análise dessa universidade e internacionalização necessária. Mas, como esse modelo de universidade e internacionalização é construído? Como vimos ao longo do trabalho, tanto a UNILA quanto a ELAM são um testemunho de universidade e internacionalização necessária, que atualmente disputam a superioridade do modelo hegemônico, denominado aqui como “universidade e internacionalização questionada”. Por causa dessas disputas, ambas as instituições sofreram ataques e até chegaram a ser consideradas como “experiências utópicas”, trazendo uma conotação negativa do utópico. Nesta pesquisa, longe de entender a utopia como um obstáculo, entendeu-se ela segundo a concepção de Darcy Ribeiro (1975), onde ela é considerada como o alimento que permite que o impossível seja realizado. Por isso, a universidade necessária antes de concretizada, ela existiu no mundo das ideias, como um projeto, que conseguiu-se hospedar em algumas experiências de universidades na América Latina e o Caribe, como foi o caso das duas instituições que foram objeto de estudo desta investigação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz