Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

287 María Julieta Abba ELAM e a continuidade de seu funcionamento, inclusive para continuar concedendo bolsas de estudo. No caso das potencialidades, os resultados da matriz de análise indicaram que as duas experiências compartilham algumas potencialidades devido às similitudes formuladas na missão e visão da UNILA e ELAM, bem como a prioridade dada à região da América Latina e Caribe. Nesse sentido, o intercâmbio entre diferentes culturas também foi destacado como potencial, contribuindo para uma formação intercultural e diversa. Solidariedade e humanismo também foram potencialidades compartilhadas entre as duas instituições, sendo valores transversais nas funções da pesquisa, do ensino e da extensão universitária. Quanto aos cursos de medicina, observou-se que eles têm uma orientação semelhante em relação à Atenção Primária à Saúde e à medicina familiar e comunitária, dando prioridade a um modelo de formação médica contra hegemônica. Da mesma forma, se identificou nos dois cursos um compromisso e uma preocupação com o vínculo entre teoria e prática, promovendo uma relação orgânica entre universidade e sociedade. Finalmente, nos dois cursos de medicina, seja no Ciclo Comum de Estudos (UNILA) ou no curso de Pré-médico (ELAM), se ensinam disciplinas com conteúdo histórico, social e econômico. Este último aspecto, embora tenha sido colocado como um limite, devido ao fato de alguns alunos entenderem que dentro do curso de medicina não são necessários conteúdos relacionados às ciências sociais e humanísticas, este aspecto também foi identificado como uma potencialidade, já que permite a formação de uma massa crítica que trabalhará com seres humanos com um olhar integral, e não apenas com um olhar biológico. Até aqui, têm sido apontados os limites e as potencialidades identificadas na UNILA e ELAM para se desenvolverem como experiências universitárias e de internacionalização necessárias, bem como a relação dessas forças (limites e potencialidades) no interior das duas instituições. Sobre esse processo é interessante notar que, enquanto alguns aspectos representaram um limite para as instituições, ao mesmo tempo também foram considerados desencadeadores de uma potencialidade. Portanto, o objetivo do trabalho de pesquisa não foi hierarquizar essas forças para entendê-las de maneiras opostas, mas entendê-las através de um processo dialético, de correlação de forças, onde a tensão gerada entre elas pode gerar uma nova síntese que não necessariamente tem que ser conflitiva. Ela pode representar uma nova potencialidade que

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz