Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

286 Uma análise da internacionalização da educação superior “necessária” através... Quadro 3 - Limites e potencialidades da Escola LatinoAmericana de Medicina (ELAN) ELAN LIMITES POTENCIALIDADES  Vulnerabilidade ao atual contexto político-econômico  Criação da modalidade autofinanciada  Dificuldade na empregabilidade dos recursos humanos formados no ELAM, de acordo com os objetivos institucionais  Dificuldade de adaptação dos graduados, uma vez retornados aos seus países de origem  Interculturalidade e diversidade  Humanismo, solidariedade, internacionalismo e integralidade  Características da educação médica cubana recebida pelos alunos: APS, medicina familiar e comunitária  Vínculo próximo entre teoria e prática  Continuidade na concessão de bolsas para estudo na instituição  Quantidade de recursos humanos formados com bolsa de estudos durante 19 anos.  Cursinho preparatório oferecido pela própria instituição para entrar no curso de medicina Fonte: Elaborado pela autora com base no trabalho de campo realizado na ELAM Nas duas tabelas, pode-se observar que as duas instituições coincidem em alguns limites e potencialidades para se desenvolver como experiências universitárias e de internacionalização necessária. Entre os limites, podemos destacar a vulnerabilidade às mudanças no contexto econômico-político nacional, regional e internacional, o que trouxe consigo um segundo limite que foi a modificação do projeto institucional que deu origem a ambas as universidades. Nesse sentido, após essas modificações, as universidades começaram a apresentar características voltadas para uma universidade questionada, como a dependência das demandas e exigências de organismos internacionais, fundações privadas, financiamento privado, etc.; assim como a exclusão de setores sociais mais vulneráveis, que tinham sido contemplados e privilegiados nos projetos originais dessas universidades. Por outro lado, observou-se que esses limites trouxeram potencialidades, como foi o caso do surgimento do movimento “UNILA-Resiste”, criado para defender o projeto universitário diante das forças políticas que tentaram extingui-lo; ou a modalidade de autofinanciamento que permitiu a sustentação da

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz