Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

285 María Julieta Abba Para a análise da dimensão institucional, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores da UNILA e ELAM, além da análise de documentos e fotografias institucionais. Para o estudo da segunda dimensão foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores do curso de medicina da UNILA e, no caso da ELAM, utilizou-se o material disponível na revista Panorama Cuba y Salud5, elaborada por docentes pesquisadores dessa instituição. Na terceira dimensão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com graduados da ELAM e aplicado um questionário a um grupo de 22 estudantes de medicina da UNILA, correspondente à primeira turma que ingressou na instituição (ano de 2014). Vale ressaltar que a escolha e aplicação dos instrumentos de coleta de dados dependeram do contato com os atores da pesquisa e do acesso à informação. Seguem abaixo os Quadros 2 e 3 onde se apresentam os limites e potencialidades detectados após a coleta e triangulação dos dados da UNILA e da ELAM. Quadro 2 - Limites e potencialidades da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) UNILA LIMITES POTENCIALIDADES  Universidade recentemente criada  Disputa sobre a concepção de instituição que deveria ser  Relação complexa entre diversos atores universitários  Falta de infraestrutura e organização institucional  Universidade temática  Falta de uma política institucional de acolhimento e apoio aos estudantes  Vulnerabilidade ao atual contexto político-econômico  Vínculo UNILA-Foz do Iguaçu  Promoção da integração regional  Interculturalidade, diversidade, bilinguismo/multilinguismo  Educação pública e gratuita  Inclusão social  Preocupação com o desenvolvimento do pensamento crítico  Solidariedade e  HumanismoResistência frente aos embates políticos Fonte: Elaborado pela autora com base no trabalho de campo realizado na UNILA. 5 Para mais informações sobre a revista, visite o seguinte link: <https://www.redalyc.org/ revista.oa?id=4773>.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz