Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

284 Uma análise da internacionalização da educação superior “necessária” através... e) Estabelecimento do requisito de vulnerabilidade socioeconômica, além de atender a determinados requisitos acadêmicos, para a admissão de estudantes na UNILA e ELAM. Além destas similitudes, também se encontraram contrastes entre as duas instituições, levando em consideração o contexto histórico e político em que as duas foram criadas. Dessa forma, o estabelecimento de semelhanças e diferenças fez parte de um dos objetivos específicos, incentivando a realização de um processo comparativo entre a UNILA e ELAM, como estudos de caso, e entre os cursos de medicina das duas instituições, como unidades de análise. Dimensão Empírica: Análises dos Resultados Os resultados foram obtidos a partir da técnica da triangulação dos dados, que consistiu no estabelecimento de intersecções das categorias de análise (universidade e internacionalização questionada e necessária) e das dimensões da pesquisa: institucional, docentes/professores e estudantes/egressos. No Quadro 1 pode-se observar a matriz de análise proposta na pesquisa. Quadro 1 - Matriz de Análise EIXOS DE ANÁLISE CATEGORIAS DE ANÁLISE DIMENSÕES TÉCNICAS Universidade Questionada Universidade Necessária EIXO 1 Dependência Autonomia/ Emancipação Institucional *Análise Documental *Triangulação de dados Docentes Estudantes e Egressos EIXO 2 Exclusão Diálogo intercultural crítico e transversal Institucional Docentes Estudantes e Egressos EIXO 3 Universidade e sociedade com uma vínculo inorgânico Universidade e sociedade com um vínculo orgânico Institucional Docentes Estudantes e Egressos Fonte: Elaborado pela autora.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz