283 María Julieta Abba pelas embaixadas cubanas em cada país, através de uma convocação anual. Um dos requisitos necessários para a admissão era estar em condição de vulnerabilidade socioeconômica, é dizer, a prioridade era dada aos alunos de famílias de baixa renda, pertencentes a regiões historicamente oprimidas, e jovens pertencentes a diferentes grupos étnicos. Depois de 2010, em um contexto de crise econômica internacional e mudanças dentro do Partido Comunista Cubano e do Governo Cubano, foi criada na ELAM uma nova modalidade de ingresso, chamada “autofinanciada”. Nesta modalidade, abre-se a possibilidade de pagamento pelo curso de medicina na instituição, bem como o alojamento, a alimentação e o seguro médico. No entanto, o governo cubano não eliminou a oferta de bolsas de estudo, mantendo um pequeno número de estudantes de países com os quais Cuba prioriza a cooperação internacional. Segundo dados obtidos durante uma visita realizada à instituição em 2016, se formaram no período entre 2005-2015, um total de 26.657 médicos provenientes de cinco continentes. Destas regiões, em primeiro lugar está a América do Sul (13.474), seguida pela América Central (6.870), Caribe (2090), Eurásia (1765), América do Norte (1269), África (1100) e Oceania (89)4. Como pode ser visto nestes 10 anos, a ELAM priorizou a formação de estudantes oriundos de países latino-americanos e caribenhos, isto é, de países que conformam o Sul Global. Essa foi uma síntese sobre as duas instituições escolhidas como objeto de estudo. Na continuação, serão apresentadas as principais coincidências (que mais tarde se tornaram argumentos) para a eleição da UNILA e da ELAM como campo empírico da pesquisa: a) Desde sua criação, a UNILA e a ELAM, foram pensadas como universidades internacionais, orientadas para a região da América Latina e o Caribe; b) A solidariedade e a cooperação internacional fazem parte da missão das duas instituições; c) Diversidade de nacionalidades latino-americanas na composição da matrícula de estudantes (UNILA e ELAM) e também de professores (UNILA); d) As duas instituições resgatam o pensamento emancipatório e integracionista de figuras importantes de nosso continente, como José Martí e Simón Bolívar; 4 Dados obtidos através do registro fotográfico realizado no hall de entrada da ELAM.
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