Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

282 Uma análise da internacionalização da educação superior “necessária” através... de nacionalidades de 18 para 22. Segundo o site da instituição, no segundo semestre de 2017, o número total de alunos matriculados nos cursos de graduação era de 3.575, enquanto, que no programa de Pós- -Graduação a matrícula foi de 314 alunos. (UNILA, 2017). O segundo estudo de caso foi o da ELAM, uma instituição de ensino superior cubana, localizada no município de Playa, Província de Havana. A ELAM foi criada por Fidel Castro em 1999, com o objetivo inicial de formar médicos a jovens de países da América Central e do Caribe que foram afetados por uma temporada de furacões em 1998. Após a chegada dos primeiros estudantes, o governo cubano decidiu ampliar a oferta de bolsas de estudo para estudantes de outras regiões do mundo, principalmente da América Latina e do Caribe. O único curso oferecido na ELAM é o de medicina, que possui um tipo de formação voltada para a Atenção Primária à Saúde (APS), a qual enfatiza na prevenção da saúde e na promoção de um maior vínculo entre o médico e a comunidade de atuação. Outros elementos que caracterizam a medicina cubana são a educação integral e holística, baseada em valores solidários, humanistas e internacionalistas. Neste sentido, a missão do ELAM contempla essas e outras funções para as quais a instituição foi criada: Contribuir, a la satisfacción de las demandas crecientes de médicos orientados hacia la atención primaria de salud en diversas regiones de América Latina y de otras latitudes, con un alto nivel académico; en la solución de los problemas científicos – tecnológicos de la salud, en el desarrollo sustentable del país y en la elevación de la cultura universal en el contexto del ejercicio médico y en general de la sociedad. Para ello, la ELAM convierte en eje central de su desarrollo la interacción dinámica con la sociedad en los ámbitos de la docencia, de la investigación, la labor asistencial y las actividades de extensión universitaria que propician la formación integral de médicos generales con un alto nivel altruista, ético, humanitario y solidario, preparación científica, conciencia social y excelencia que tributan a la solución de las necesidades más perentorias y al desarrollo humano sostenible de sus comunidades de origen; la superación posgraduada constante de profesionales de la salud; la generalización, asimilación, adaptación y transferencia efectiva de conocimientos científicos actualizados y el fortalecimiento de su vinculación con la comunidad. (ELAM, 2017). Em relação ao ingresso dos estudantes no curso, até 2010 havia uma única modalidade que era mediante a concessão de uma bolsa integral que consistia na gratuidade do ensino e na concessão de hospedagem e alimentação para os alunos. O oferecimento da bolsa foi administrada

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