280 Uma análise da internacionalização da educação superior “necessária” através... sentam para se desenvolverem como experiências necessárias dentro do cenário atual de internacionalização da educação superior na América Latina. DIMENSÃO METODOLÓGICA A pesquisa realizada foi qualitativa, com em uma abordagem histórica e dialética. (TRIVIÑOS, 2012). Esse tipo de abordagem procura analisar criticamente a realidade social dos sujeitos e contextos estudados, através de seu caráter histórico, para então desenvolver transformações dinâmicas e complexas que gerem uma alternativa para o campo de estudo. Como o interrogante principal da investigação envolveu duas questões, considera-se que o estudo foi descritivo e exploratório. Estas questões foram: a) quais são os limites e as potencialidades encontrados na UNILA e na ELAM, para se desenvolver como experiências de universidades e internacionalização necessária; e b) como essas forças (limites e potencialidades) estão relacionadas dentro das duas instituições. A primeira pergunta, através da palavra quais, se preocupa em investigar uma determinada realidade local, nacional e regional, assim como também se preocupa por conhecer as características dessa realidade, enquanto que a segunda pergunta, a través do como, estimula o estabelecimento de ligações entre os fatos, explorando uma nova perspectiva sobre a internacionalização do ensino superior. Em relação à estratégia de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso (YIN, 2001) como ferramenta para análise de fenômenos sociais complexos dentro de um determinado contexto. Por causa disso, de acordo com Yin (2001, p.32), o estudo de caso usa várias fontes de dados para “[...] preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real – tais como ciclos de vida individuais, processos organizacionais e administrativos, [...] relações internacionais e a maturação de alguns setores”. Neste sentido, foram utilizadas as seguintes fontes de dados: entrevistas semiestruturadas, questionários, observação direta, caderno de campo e registro fotográfico. Por outro lado, as técnicas escolhidas foram a análise de conteúdo (BARDIN 2011) e a triangulação de dados. (YIN, 2001, STAKE, 1998). Entre os tipos de estudos de caso, a pesquisa foi um estudo de caso múltiplo (TRIVIÑOS, 2012), uma vez que visou estudar duas instituições de ensino superior: UNILA e ELAM. A primeira delas é uma
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz