28 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS Os primeiros Irmãos Maristas chegaram Rio Grande do Sul, mais precisamente na localidade de Bom Princípio, em 2 de agosto de 1990. Primeiro, eles fundaram pequenas escolas nas regiões de colonização alemã e italiana ou, ainda, atuavam em escolas católicas já fundadas por outras congregações religiosas. Há mais de 100 anos, os Colégios da Rede Marista, alguns deles verdadeiros ícones na educação gaúcha, vêm construindo sua trajetória, o que faz a Rede Marista ser uma das Redes referência de ensino no Rio Grande do Sul. Atualmente, há presença Marista em 23 estados e no Distrito Federal. São quatro unidades administrativas: três Províncias (Brasil Centro-Norte, Rio Grande do Sul, e Brasil Centro-Sul, agora comunicada como Grupo Marista) e um distrito (Amazônia). O Instituto Marista no Brasil posiciona-se na vanguarda da defesa e da promoção dos direitos das infâncias e juventudes. Ao todo, a Província Marista do Rio Grande do Sul tem vinte e seis unidades (entre colégios e unidades sociais) localizadas em dezoito municípios do estado do Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, oferecendo apoio também ao Distrito Marista da Amazônia, na realização de projetos sociais. Assim estão nomeados os Colégios e Unidades Sociais3: Marista Aparecida*; Marista Assunção*; Marista Champagnat*; Marista Conceição*; Marista Graças*; Marista Imaculada*; Marista Ipanema*; Marista Irmão Jaime Biazus**; Marista João Paulo II*; Marista Medianeira*; Marista Pio XII*; Marista Roque*; Marista Rosário*; Marista Santa Maria*; Marista Santana*; Marista Santa Marta**; Marista Santo Ângelo*; Marista São Francisco*; Marista São Luís*; Marista São Marcelino Champagnat**; Marista São Pedro*; Marista Vettorello**; Escola Marista de E. I. Aparecida das Águas***; Escola Marista de E. I. Menino Jesus***; Escola Marista de E. I. Renascer*** e Escola Marista de E. I. Tia Jussara***. DA REGULAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PELO BANCO MUNDIAL Nos últimos anos, com o impacto das orientações dos organismos internacionais na política educacional brasileira, sobretudo a partir da década de 1990 (CORSETTI, 2008), surgiu outra forma de 3 * Colégios - Unidades Privadas – Campo empírico desta investigação; ** Colégios Sociais - Unidades Sociais; *** Escolas de Educação Infantil - Unidades Sociais.
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