Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

276 Uma análise da internacionalização da educação superior “necessária” através... (ELAM), localizada em Cuba. Neste capítulo, se apresentará a análise de três dimensões fundamentais que constituíram a pesquisa. A primeira delas é a dimensão teórica, na qual será analisado o referencial teórico escolhido para o estudo das temáticas de identidade latino-americana, da educação superior e da internacionalização. A segunda é a dimensão metodológica, onde as técnicas, estratégias e métodos serão explicados, bem como os dois estudos de caso e as respectivas unidades de análise serão descritas. A terceira dimensão é a empírica, onde será realizada a apresentação e análise dos resultados obtidos em cada uma das universidades. Por fim, serão apresentadas as principais reflexões e considerações sobre o que foi desenvolvido ao longo do trabalho de pesquisa. DIMENSÃO TEÓRICA Para a abordagem dessa dimensão, utilizaram-se autores clássicos e contemporâneos que colaboraram para o estudo do conceito de identidade e pensamento latino-americanos, além da educação superior e internacionalização. Vale ressaltar que o foco da análise da pesquisa esteve centrado nas tensões existentes entre diferentes forças que surgiram após a compilação bibliográfica e a análise de cada um desses tópicos. A primeira delas foi a compreensão da construção da identidade latino-americana baseada no confronto entre antagonismos e semelhanças dos processos culturais, políticos, históricos e sociais desenvolvidos em nossa região. Em seu livro América Latina: a pátria grande (1986), Darcy Ribeiro se fez a seguinte pergunta: Existe uma América Latina? Para tentar dar uma resposta a essa questão, ele desenvolveu uma discussão sobre a dificuldade de considerar essa região como um todo homogêneo. Segundo Ribeiro (1986), algumas dessas dificuldades estavam marcadas pelo fator geográfico ou pela origem da colonização e pelo tipo de relação com as metrópoles coloniais. Por outro lado, Dussel (1997) destacou outro interrogante sobre a heterogeneidade da cultura latino- -americana, questionando se essas diferenças, presentes em um país e em outro, são realmente tão profundas para afirmar que somos culturas completamente diferentes. A partir dessas duas contribuições podemos considerar que cada cultura é rica em suas particularidades que a diferenciam das outras, mas que, ao mesmo tempo, aquelas características constituem um cultura e identidade regional, o que Dussel (1997) cha-

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