Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

273 Adilson José de Almeida e Rute Rosângela Dalmina dução do modo de ser, do modo de existir da universidade. Esta forma de resistência quanto ao papel primordial da instituição universitária traduzido na produção e disseminação do conhecimento, também se constitui como uma forma de RSU. REFERÊNCIAS BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Revista Educação, v. 41, n. 1, p. 21-29, 2018. CALDERÓN, A. I.; GOMES, C.; BORGES, R. Social responsability of higer education: mapping and thematic tendencies of Brazilian scientific production (1990-2011). Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, p. 653-679, 2016. CORSETTI, Berenice. Avaliação educacional: do cenário internacional às implicações institucionais. Revista de Ciências Humanas, v. 14, n. 22, p. 11–23, 2013. DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, SP: Boitempo, 2016. SANTOS, Fernando Sebra; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Editora Universidade de Brasília, 2012. TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. Petrópolis: Vozes, 2006. VALLEYS, F.; CRUZ, C.; SASIA, P. M. Responsabilidad social universitaria: Manual de primeros pasos. México: McGraw-Hill Interamenricana, 2009.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz