Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

27 Simone Martins da Silva e religiosos educadores. Em pouco tempo, Champagnat os enviou aos lugarejos mais afastados da paróquia para que se dedicassem a ensinar crianças e adultos. Em 1825 fundou a casa de Formação Nossa Senhora de L’Hermitage, na França, que passou a ser um espaço para aprimoramento da Pedagogia, dos Princípios e das Práticas Maristas. Em 1836, a Igreja reconheceu a “Sociedade de Maria” e confiou-lhe uma missão na Oceania. Foi o primeiro passo para a “internacionalidade”, para a expansão missionária a outros territórios, conforme escreveu Champagnat a um bispo que lhe solicitava Irmãos: “Todas as dioceses do mundo estão em nossos planos”. (MISSÃO EDUCATIVA MARISTA, 1999, p. 25). Marcelino morreu em 6 de junho de 1840. Foi beatificado em 29 de maio de 1955 e canonizado em 18 de abril de 1999. Hoje, o Instituto conta com mais de 76 mil irmãos e leigos, atendendo cerca de 650 mil crianças, jovens e adultos em unidades espalhadas por mais de 80 países. (UMBRASIL, 2014). Figura 1 - Marca Marista Fonte: Maristas (2008, p. 11). DA PRESENÇA MARISTA NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL No Brasil, os primeiros Irmãos Maristas chegaram em 15 de outubro de 1897. Eles desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro (RJ) e logo foram para Congonhas do Campo, Minas Gerais (MG), local que se tornou o berço da comunidade Marista em terras brasileiras, e onde foi estabelecida a primeira escola Marista.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz