Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

266 Tensões e enfrentamento da RSU frente à produção do conhecimento: desafios e prática tos que possam construir uma nova postura relacionada à ética, à solidariedade e ao compromisso social. A esse respeito, Biesta (2018), afirma que [...] ao contrário do que era no passado, agora aparentemente se vive em uma sociedade e mesmo em um mundo que está mudando em um ritmo muito alto, o que está relacionado a desenvolvimentos como globalização, digitalização, individualização e assim por diante. Acrescida à alegação do alto ritmo da mudança está a afirmação de que aparentemente já não se sabe como será o futuro, então que o conhecimento que se tem hoje deverá ser rapidamente ultrapassado. (BIESSA, 2018, p. 25). Sobre essa colocação, Vallaeys (2017, p. 165), propõe que “produção do conhecimento, influência na definição do que designa socialmente verdade, ciência, racionalidade, legitimidade, utilidade, ensino”. Sendo assim, a universidade contribui com a formação dos jovens, na forma como eles se comportam e na forma como se colocam no mundo. É nessa intersecção que a educação se manifesta, como bem destacou Biesta (2018), [...] a educação sempre é sobre a apresentação e aquisição de algo (conhecimento, habilidades, caráter) e, nesse sentido, sempre orienta para a qualificação de crianças e jovens. Trata- -se de dar-lhes acesso ao conhecimento, habilidades e caráter que lhes permitam fazer alguma coisa, seja no sentido estrito de se tornar qualificado para o mundo do trabalho ou para uma atividade ou profissão especifica, seja no sentido mais amplo de se tornar qualificado para a vida nas complexas sociedades modernas”. (p. 23). Sob esse ponto de vista, Vallaeys (2017), chama a tenção para as complexas relações entre a universidade e a sociedade moderna e ressalta que que acompanhar o desenvolvimento da sociedade e o seu progresso social é uma competência da universidade, cuja produção do conhecimento, também responde a uma responsabilidade social. RESSIGNIFICANDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM COLETIVO UNIVERSITÁRIO A necessidade de a universidade ser reconhecida pela sociedade como socialmente responsável a obriga a balizar suas ações quanto

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz