Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

264 Tensões e enfrentamento da RSU frente à produção do conhecimento: desafios e prática semelhança entre si, ou seja, guardam uma base comum a todas os modos de olhar par a estrutura da universidade, um ponto de convergência: o olhar sobre a gestão responsável dos impactos universitários. Para Vallaeys, Cruz e Sasia (2009), a definição de universidade socialmente responsável, conforme o modelo da figura 3 abaixo, emerge da intersecção de quatro reflexões sobre a identidade da universidade. Figura 1 - Modelo de universidade socialmente responsável segundo Vallaeys Fonte: Adaptação do autor de Vallaeys, Cruz e Sasia (2009, p. 31). RSU é precisamente quando a universidade consegue explicitar a sua intenção ao responder à pergunta relativa ao que ela quer ser, ou seja, sua visão de futuro4, consignada à sua percepção do que ela pensa que é, a expectativa da visão de outros (sociedade) sobre o que esperam que ela seja, cujo resultado dessa interação mostra o que a universidade verdadeiramente é. Neste conceito, a identidade da universidade parece ganhar clareza, cujos mesmos autores a definem respondendo quatro questões sobre as intenções da universidade, suas percepções, suas expectativas e os resultados por elas produzidos, a saber: 4 Visão de Futuro faz parte dos Valores Institucionais (Missão, Visão e Valores) declarados pelas instituições quando da elaboração do seu Planejamento Estratégico. A Missão, descreve a razão de ser da instituição enquanto a Visão projeta a posição futura em que a instituição deseja chegar, ambos consignados no código de valores morais, éticos e humanos que a mesma declara balizar todas as suas práticas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz