262 Tensões e enfrentamento da RSU frente à produção do conhecimento: desafios e prática instituição universitária que transcende um único modelo econômico, social, político e ambiental. Questionar a finalidade da produção de conhecimento no âmbito da universidade, de certo, que contribuirá para o desenvolvimento de pessoas na construção de uma sociedade ética, autônoma e preocupada com as gerações futuras. A discussão sobre a universidade inserida no atual contexto econômico neoliberal, sofrendo pressões para se adequar a um o papel que a orienta para o mercado, coloca em xeque a sua autonomia, sua razão e propósito de existir e seus valores institucionais. Neste contexto, as universidades têm se valido de diferentes práticas, algumas com maior interesse em alimentar e divulgar ações sociais como estratégias para competir no mercado, enquanto que outras ressaltam a responsabilidade social como atitude para a produção do conhecimento. Autores, estudiosos, intelectuais e pesquisadores, sugerem a construção de um coletivo universitário que possa ressignificar a universidade, tomando por perspectiva a responsabilidade social universitária como prática social, a fim de estabelecer, reorientar e consolidar as dimensões fundamentais da universidade, em especial a produção de conhecimento, que poderão constituir práticas de liberdade e autonomia que farão que universidade e sociedade efetivem a construção de um mundo com menos miséria, com menos desigualdades, com mais relações fraternais, sustentável e, portanto, um mundo melhor. O PROPÓSITO DA RSU A ideia de Responsabilidade Social Universitária (RSU) se naturalizou nos tempos atuais. Toda e qualquer prática de apelo social envolvendo a comunidade universitária com a finalidade de minimizar ou até mesmo de eliminar problemas relacionados à condição humana no ecossistema em que coexistimos, é dita ou propagada, pela universidade, como uma ação social, na amplitude da concepção do termo Responsabilidade Social. Essa constatação pode ser verificada nas divulgações das práticas sociais das universidades por meio dos diversos canais de relacionamento que mantém com a sociedade (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin, Flickr, Snapchat, Homepage, etc), as quais, na sua grande maioria, se caracterizam por práticas de extensão universitária, extensão essa que traduz o verdadeiro propósito da universidade: a universidade em extensão.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz