258 Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: possibilidades no arranjo do... MOROSINI, M. C. Qualidade da Educação e Contextos Emergentes. Revista Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/91vkw7>. Acesso em: 15 mar. 2019. NASCIMENTO, W. B.; QUIRINO, R. A educação profissional e tecnológica após o processo de “ifetização”: da identidade institucional à autonomia administrativa. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – SENEPT, 3, 2012. Anais eletrônicos. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <https://docplayer.com.br/ 7521979-A-educacao-profissional-e-tecnologica-apos-o-processo-de- -ifetizacao-da-identidade-institucional-a-autonomia-administrativa. html>. Acesso em: 2 mar. 2019. OLIVIA, M. A.; FERNANDES, M. C. S. G. Formação e produção de conhecimento na universidade: estratégias de graduandos e pós-graduandos para a inserção no campo, Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 658-671, abr./jun. 2017. PACHECO, E. Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Editora Moderna, 2011. PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância. In: PRETI, O. (org.). Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE-UFMT; Brasília, DF: Plano, 2000. RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014. ROSA, M. Sociologias do Sul: ensaio bibliográfico sobre limites e perspectivas de um campo emergente. Civitas. Revista das Ciências Sociais, Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 14, n. 1. p. 43-65, jan./abr. 2014. SILVA, E. L. da.; CUNHA, M. V. da. A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 7782, set. 2002. SOUZA, C. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, jul./dez. 2003. Disponível em: <https://bit. ly/2xcVlTz>. Acesso em: 9 abr. 2019. STOER, S. R. Educação e globalização: entre regulação e emancipação. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 63, p. 33-45, out. 2002. Disponível em: <https://bit.ly/2Utndzz>. Acesso em: 7 abr. 2019.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz