Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

256 Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: possibilidades no arranjo do... BIANCHETTI, R. G. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Concepções e Diretrizes dos Institutos Federais: Um Novo Modelo em Educação Profissional e Tecnológica, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/qDesZK>. Acesso em: 18 abr. 2019. BRASIL. Concepções e Diretrizes – Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia, 2008a. Disponível em: <https://bit.ly/2dzI0vn>. Acesso em: 8 abr. 2019. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF. Seção 1, ano CXLV, n. 253, 2008b. BUNGENSTAB, G. C. Refletindo a educação contemporânea por meio de um resgate da educação moderna. Saberes, Natal, v. 1, n. 10, p. 163173, nov. 2010. CAIXETA, M. B. A Cooperação Sul-Sul como nova tendência da cooperação internacional: o discurso e a prática da cooperação técnica do Brasil com São Tomé e Príncipe para o combate à tuberculose. 2014. 193 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional) – Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília – UNB, Brasília, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/uGvLhw>. Acesso em: 7 abr. 2019. CARAÇA, J. M. G.; CONCEIÇÃO, P.; HEITOR, M. V. Uma perspectiva sobre a missão das universidades. Análise Social, v. 31, n. 139, 5. ed., p. 1201-1233, 1996. Disponível em: <https://goo.gl/WCJGYR>. Acesso em: 12 mar. 2019. CAVALCANTE, J. F. Educação superior: conceitos, definições e classificações. Brasília, DF: INEP, 2000. COSTA, F. M. As particularidades do ensino superior brasileiro nos marcos do capitalismo dependente. Temporalis, Brasília, ano 18, n. 35, jan./ jun. 2018. CUNHA, M. I. da. Qualidade da educação superior e a tensão entre democratização e internacionalização na universidade brasileira. Revista Avaliação, v. 22, n. 3, p. 817-832, nov. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/ UroCbw>. Acesso em: 22 mar. 2019.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz