254 Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: possibilidades no arranjo do... próprias a estas instituições. Na construção de um contexto emergente, temos que levar em consideração estas particularidades, que em um primeiro momento não são tão importantes, mas se formos compreender a forma como os espaços se efetivam junto as comunidades no qual se inserem e os arranjos locais que interpelam, é fundamental para a investigação científica, perceber tais peculiaridades. Da mesma forma, percebemos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, como uma arquitetura institucional diferenciada no sistema de educação brasileiro, especialmente, por ser constituído como uma política de inclusão, pautada sob os pilares da justiça social e da educação como política pública. Aliado a isso, temos o fomento claro e institucional na articulação entre o nível da Educação Superior a modalidade da Educação Profissional, Científica e Tecnológica para além dos Cursos Superiores de Tecnológica. Nesta institucionalidade contamos ainda com a presença de Licenciaturas, Bacharelados e Engenharias, cursos pensados sob a perspectiva de agregar educação, ciência e tecnologia na formação dos sujeitos, temos aqui uma nova configuração de Educação Superior. O contexto emergente que evidenciamos aqui, articula-se para além de um espaço de transição como uma articulação entre distintas esferas a partir da proposta político-pedagógica de instituição de ensino, tendo a justiça social e a verticalização do ensino presentes nas práticas pedagógicas/institucionais; a ligação fundante entre o processo de construção da instituição e a sua articulação com a política pública e seus desdobramentos a partir de políticas sociais e educativas; o fortalecimento da rede social no qual a instituição faz parte no sentido de potencializar os processos de construção de cidadania a partir das relações sociais estabelecidas nos processos institucionais; e por fim a interface criada entre a instituição e o mundo do trabalho, a vida cotidiana dos sujeitos, incorporando aqui as possibilidades no desenvolvimento local/ regional e os arranjos produtivos estimulados durante esse processo. As conjunturas emergentes nos contextos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia acabam por evidenciar a necessidade de se repensar os processos pelos quais a Educação Superior vem passando em nosso país, especialmente as formas como são fomentadas pelas diferentes dimensões das esferas sociais. Este contexto se mostra multifacetado e repleto de possibilidades, o que denota novamente sua complexidade, pois a sua estabilidade depende da articulação das dimensões que lhe dão suporte (a proposta político-pedagógica, a política
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