Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

252 Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: possibilidades no arranjo do... que se manifesta nos distintos espaços da educação formal associada a Educação Profissional e Tecnológica e a Educação Superior. Tendo em vista a perspectiva da nação soberana e inclusiva (característica do Brasil). A consolidação de um espaço que se apresenta como um celeiro de ações que potencializem desenvolvimento local (políticas sociais). Nesse sentido, espera-se desta nova instituição a garantia “da perenidade das ações que visem incorporar, antes de tudo, setores sociais que historicamente foram aliados dos processos de desenvolvimento e modernização do Brasil”. (PACHECO, 2011, p. 18). Pensar sobre o desafio imposto pelas novas conformações no campo da educação, ainda acaba justificando a forma como a Educação Profissional e Tecnológica, no seu caráter público (políticas educativas), opera como um importante instrumento na construção e ainda o resgate da cidadania e da transformação social, com o auxílio da Educação Superior. A rede social, criada a partir da nova institucionalidade trazida com o reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, fez com que novas frentes e perspectivas de ação – para a modalidade – fossem observadas. A ideia de rede presente na proposta institucional emerge do entendimento de que as práticas individualizadas podem ser potencializadas a partir das relações estabelecidas entre os sujeitos em uma dimensão social (relações sociais) e fortalecida pelos distintos modos de construção de cidadania propiciados pelo conhecimento e o coletivo. Nesse sentido, a consolidação da rede social, passa essencialmente pela troca constante e efetiva de experiências e ideias, que por sua vez fomentam uma cultura ativa de participação, que incorpora novos elementos continuamente. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia se constituem como uma [...] rede multilateral, heterogênea e dinâmica, a partir de uma postura dialógica que objetive a reestruturação de laços humanos que, ao longo das últimas décadas, vêm se diluindo. (PACHECO, 2011, p. 31). A articulação estabelecida entre a os Institutos Federais e o mundo do trabalho se mostra no contexto da Educação Profissional e Tecnológica como um elemento estruturante na perspectiva desta política educacional, entendendo aqui que esta faceta da esfera social se coloca de forma próxima aos arranjos produtivos e sua influência sobre o desenvolvimento local e regional a luz da construção da cidadania. Dessa forma, se faz fundamental que a instituição tenha um canal aberto de diálogo constante com a sociedade através de suas práticas, seus cursos

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