Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

251 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura Figura 02 - Estrutura do contexto emergente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir da articulação entre as dimensões política pública, proposta político-pedagógica, mundo do trabalho e relações sociais Fonte: produzida pelo autor. A proposta político-pedagógica diferenciada se articula nas dimensões da verticalização do ensino e da justiça social respectivamente; temos aqui uma proposta verticalizadora que não hierarquiza saberes, pois permite que os docentes e demais servidores da instituição (dentro da sua diversidade) atuem com/em diferentes níveis e modalidades de ensino; e o alunado por sua vez, acaba por compartilhar deste espaço verticalizado, além de possibilitar a troca de experiências, esse alunado tem contato com distintas vivências de diferentes trajetórias formativas. E nesse sentido que temos a justiça social atrelada mais uma vez a esta proposição, de forma a possibilitar que indivíduos tenham diferentes possibilidades de formação dentro da instituição. Nessa conformação, temos enquanto proposta o rompimento de barreiras historicamente presentes e marcadas pela relação entre os conhecimentos ditos “técnicos” e aqueles compreendidos como “científicos”, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana. (PACHECO, 2011). A perspectiva da política pública no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia se efetiva junto ao compromisso da valorização da educação e das instituições públicas, no sentido de combater às desigualdades estruturais de toda ordem. Esta ideia que transversaliza a consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia tem a função de intervir e modificar a realidade

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