Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

25 Simone Martins da Silva do Grupo Marista (Província Marista Brasil Centro Sul) em relação às avaliações em larga escala. Tal análise se torna relevante porque são diferentes Províncias do Brasil Marista a reconhecer, através da pesquisa na “própria casa”, a complexidade da problemática que envolve as interfaces das avaliações em larga escala, especialmente considerando tratar-se de um estudo que recai sobre um conjunto de escolas da rede privada, que carrega a identidade confessional católica, na proposta educativa. Avançar, em temos de análise sobre o descritor “avaliação em larga escala” no espaço-tempo da instituição de ensino “privada católica confessional” com valores humanistas, é de extrema relevância, tendo em vista os aspectos contraditórios que podem se formar neste cenário educativo e pelo instrumento estar sendo utilizado atualmente como política educacional pública. Problematizar a perspectiva em que os resultados dessas avaliações estão sendo utilizados na referida rede de ensino pode vir a contribuir na reflexão sobre o conceito “qualidade da educação” dessa e de outras redes de ensino que têm papel importante no cenário educacional. O campo empírico dessa pesquisa delimitou-se nos dezoito Colégios da Rede Marista. O estudo fundamentou-se na metodologia de Pesquisa Qualitativa. Considerando tanto o objeto de pesquisa quanto os alicerces teóricos que foram utilizados, optou-se por usar duas fontes de material empírico: análise documental e entrevista estruturada. A opção por analisar dados e resultados das avaliações em larga escala no nível de Ensino Médio justificou-se porque os estudantes do 3º ano do Ensino Médio são os únicos, até o momento, a participarem das duas avaliações em larga escala a que esse estudo se propõe problematizar: ENEM (3º ano EM) e Sistema Marista de Avaliação (SIMA) - 5º ano, 8ª série/9º ano e 3º ano EM, o que pode tornar possível estabelecer algumas relações em condições mais aproximadas. O estudo contemplou ainda pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo alcançar maior compreensão acerca do Instituto Marista e das políticas públicas de avaliação instituídas no Brasil, especialmente a partir da década de 1990. Considerando o vasto número de estudos sobre o assunto, a pesquisa bibliográfica embasou-se em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos, publicados em periódicos e revistas, dissertações e teses sobre a temática do assunto de investigação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz