245 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura das do mundo do trabalho. (SILVA; CUNHA, 2002). Nesse sentido, a Educação Superior pode ser compreendida a partir da relação que ela estabelece com as distintas dimensões da sociedade. O contexto emergente que citamos, se apresenta a partir de uma lacuna existente entre dois modelos clássicos e já estabelecidos de Educação Superior: um de caráter mais “tradicional”, onde o foco dos processos se concentra no desenvolvimento do bem social e a gestão dessa instituição centra-se no educando (ESPINOZA; GONZALEZ, 2012); e um outro modelo de caráter mais contemporâneo, alinhando-se a perspectivas neoliberais no desenvolvimento do bem individual e a gestão do espaço educativo acaba por priorizar as indicações e/ou orientações do mercado/mundo do trabalho a partir dos princípios de eficiência e de autofinanciamento (MOROSINI, 2014), como mostra a figura 01. Figura 01 - Representação da constituição do contexto emergente da Educação Superior, a partir dos modelos de Universidade Tradicional e Universidade Neoliberal Fonte: produzida pelo autor, a partir de perspectiva de Morosini (2014). Não podemos deixar de considerar que essa definição de contexto emergente, sofre constantes influências de “marcadores geográficos” definidos por sua vez, a partir da (res)significação dos processos de globalização e seu alcance nas diferentes partes do globo, especialmente
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