Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

244 Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: possibilidades no arranjo do... Cabe salientarmos que esta investigação se mostra como um primeiro movimento intenso no entendimento dos contextos emergentes da Educação Superior brasileira, e nesse sentido se apresenta a questões ligadas a Educação Superior, porém, não podemos deixar de evidenciar que esta nova institucionalidade emerge em um cenário de profundas transformações estabelecidas no campo da educação brasileira, na valorização da educação pública gratuita e de qualidade; os novos modos de valoração dos arranjos produtivos locais nos mais distintos cenários brasileiros; e ainda na forma como as demandas do mundo do trabalho e o desenvolvimento econômico estratégico da nação articulam-se com a ideia de justiça social culminando em uma política pública para a educação. O CONTEXTO EMERGENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ALGUNS APONTAMENTOS Dentre as distintas perspectivas de ideários que buscam explicar os diferentes cenários no qual a Educação Superior se apresenta, compreendemos que uma escolha assertiva seria utilizamos o conceito de contexto emergente a fim de caracterizar os novos movimentos em que os processos educativos se apresentam junto as mudanças da sociedade, tanto em nível local/regional, quanto global. Podemos partir do princípio de que as mudanças oriundas do mundo globalizado (STOER, 2002), provocaram aproximações e distanciamentos nas relações estabelecidas entre os sujeitos e as instituições educativas, ou seja, há uma série de disputas e embates provocados pelas demandas na construção de conhecimentos (TRINDADE, 2002), as novas formas de ser e estar neste mundo contemporâneo (GRINSPUN; ZIPPIN, 2001), a velocidade com que os conhecimentos são produzidos e publicizados junto as comunidades de pesquisa (OLIVIA; FERNANDES, 2017), o desenvolvimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s (ALBAGLI, 1999) e o surgimento de novas arquiteturas institucionais na Educação Superior. (BARROS, 2015). A Educação Superior no Brasil – especialmente – é composta por uma forte articulação entre as dimensões do sujeito, das Instituições de Ensino Superior e o Estado regulador, perpassada pela implementação de políticas públicas de combate às desigualdades, pela a hierarquização dos campos de saber (áreas de conhecimento) e pelas deman-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz