Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

243 Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura rentes modelos universitários, onde a Educação Superior se apresenta como sendo um momento de transição entre uma universidade compreendida como mais “tradicional” e uma universidade “globalizante”. Este espaço os autores definem como sendo o contexto emergente da Educação Superior, sua principal característica está na mutabilidade dos processos que são incorporados/desenvolvidos/articulados em seu interior, desde a implementação de currículos, as práticas de gestão, o fomento à pesquisa científica, e a relação instituição-aluno. Compreendemos que a consolidação do contexto emergente da Educação Superior, no caso do Brasil, se mostra de forma bem mais complexa, pois uma caraterística que temos em nosso sistema é a diversidade das Instituições de Educação Superior, quanto a sua missão e seus objetivos frente as demandas sociais, como é o caso das Universidades, Faculdades, Centros Tecnológicos e Institutos Superiores (CAVALCANTE, 2000), de qualquer forma, todas estas instituições comungam do mesmo espaço universitário. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também se apresentam dentro desta conjuntura diversa, mesmo sendo instituições que focalizam seus esforços na Educação Profissional e Tecnológica, tem essa modalidade articulada a Educação Superior a partir dos cursos de Tecnologia, Engenharias e Licenciaturas. Essa institucionalidade imbrica-se diretamente a uma perspectiva de política educacional, equidade e justiça social (PACHECO, 2011), de forma distinta a das instituições que citamos anteriormente. Compreender a forma como este novo contexto emergente surge é imperativo para a discussão científica, em especial na perspectiva alternativa deste contexto que buscamos evidenciar nesta investigação: a Educação Superior ofertada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como política pública educacional. Este estudo objetiva então perceber o contexto emergente no qual essa institucionalidade se consubstancia frente as articulações da Educação Superior e da Educação Profissional e Tecnológica, levando a luz de seus documentos balizadores. Este estudo caracteriza-se a partir da sua natureza qualitativa (MINAYO, 2000), com foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico, exploratório- investigativo, inventariante e descritivo. Como estratégia metodológica, nos aproximamos da Abordagem do Ciclo de Políticas (BALL, 1994), mais especificamente do Contexto da Produção do Texto, já que a empiria do estudo está nos documentos institucionais.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz