Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

24 Avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS DO OBJETO DE PESQUISA Ao lançar o descritor “avaliação em larga escala” em diferentes campos de pesquisa, como o Banco de Teses da Capes2, encontrou-se 62 produções relacionadas ao descritor no período de 1990 a 2012. O período inicial se justifica tendo em vista que as políticas públicas de avaliação instituídas no Brasil, aconteceram especialmente a partir da década de 1990. Ao realizar a leitura dos 62 resumos, com o propósito de uma análise aproximada com o objeto de pesquisa, identificou-se que 32 pesquisas apresentavam pontos em comum. Dentre estas e outras consultas, destacaram-se algumas que justificam a ampliação de investigação no assunto que propomos. Destacou-se a pesquisa de Paier (2009), que procura mapear os desafios da escola confessional católica privada, as possibilidades e os limites no contexto contemporâneo marcado pela lógica do mercado e da globalização, o que confronta diretamente com os princípios humanistas da instituição privada confessional. No estudo de Campeão (2006), pode-se perceber que nas últimas décadas a escola confessional está passando por transformações. A alternativa para manter a Instituição de portas abertas foi adequar-se às condições históricas do mundo globalizado, tornando-se escola comunitária e procurando oferecer serviços que a diferenciasse das demais instituições, como aderir ao Programa de Voluntariado, implantar cursos que atendessem à lógica do mercado de trabalho, adotar o Sistema de Material de Ensino e participar de prêmios de Qualidade Total. Ressaltou-se, também, a de Silveira (2012), como contribuição para o estudo da avaliação em larga escala, pois, na década de 1990, esses exames ganharam projeção no Brasil como instrumentos governamentais para aferição da qualidade do ensino. Nesse período foi implementado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com a função de diagnosticar a rede e servir como instrumento de avaliação do egresso do Ensino Médio. Também se referencia o estudo recente de Danieli e Schneider (2014) sobre as inter-relações entre o ENEM, concepções de qualidade de docentes e diretores educacionais e ações desenvolvidas em colégios 2 Consulta realizada no Banco de Teses da CAPES no período de 30/05/ a 02/06/2013 para elaboração do texto “Estado da Arte”, requisito parcial para conclusão da disciplina Pesquisa em Educação I, do curso de Mestrado em Educação, da UNISINOS. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses>.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz