237 Verônica Ventorini Ferreira A ÉTICA COMO JUSTIFICATIVA, A JUSTIÇA COMO MEIO E A ECONOMIA PRIVADA COMO FINALIDADE Como foi possível observar a crítica dos acadêmicos é servil a um movimento social e está fundamentada em má leitura das obras críticas e em fatos isolados, hipotéticos e na análise de livros didáticos. As críticas feitas pelos professores apenas permitiriam olhar do pesquisador acadêmico recair sobre a questão da ética docente, que sofre duramente com falta de estudos na área. Tendo em vista que a ética pertence ao saber prático, pouco auxilia os novos docentes se os pesquisadores não conseguem consolidar esse campo. Além da ética docente a atualização de obras clássicas da educação se apresenta como necessidade, haja vista que os professores doutores desconhecem que Paulo Freire, explicitamente, combate qualquer tipo de encobrimento da realidade. Para além dos problemas anteriores, os textos lidos descortinam a necessidade de reavaliação dos livros didáticos como material básico para o docente, essa questão, como já havíamos afirmado, é um campo complexo e há pesquisadores empenhados em pesquisas nisso, entretanto afirmar que se o livro didático apresenta uma única vertente de pensamento, disso decorre que o estudante está sendo doutrinado pelo professor, incide em um erro categorial em que à categoria professor é atribuído um déficit que não é seu, mas do livro. Isso significa que o Escola Sem Partido pode ser pensado como um grupo que observou a necessidade de revisão do pensamento pedagógico, congregando outros setores e pessoas da sociedade, a pensar modos de suprir essa necessidade, acabou por encontrar eco entre grupos político-partidários em que o viés ético das políticas públicas é foco de disputa. Tais grupos perceberam nesse movimento uma possibilidade de alargar seu campo de atuação a partir da proposição de uma solução (PECs e PLs da Escola sem partido) para um problema que, tomadas as vias de fato, não existe (a doutrinação ideológica em sala de aula), antes, foi fabricado a partir de uma necessidade real, que está negligenciada em nome de um discurso de denúncia. A partir daí as especulações mercadológicas são visíveis, o CNPJ 22.743.156/0001-03, além do nome fantasia Escola Sem Partido, é Escola Sem Partido Treinamento e Aperfeiçoamento Eireli-ME, sua atividade econômica é Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial. Afinal, treinar os professores no campo ético seria de alguma serventia, já que partem do pressuposto de que a formação docente é
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz