Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

236 Do papel da universidade aos fundamentos do MESP: uma análise da colaboração acadêmica objetivos esses professores não só se distanciam de uma contribuição válida, como demonstram a falta de rigorosidade com a crítica que empreendem, pois como já observamos não há a negação do conhecimento objetivo, mas que esse é a ferramenta básica para a compreensão e elaboração do mundo. Ainda temos uma questão de fundo, o fantasma da ideologia, é importante destacar a questão da ideologia em Paulo Freire. Em sua Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Freire é citado como apoio teórico para a ideologização em sala de aula, na sessão FAQ do site. Retomamos o autor: No exercício crítico de minha resistência ao poder manhoso da ideologia, vou gerando certas qualidades que vão virando sabedoria indispensável à minha prática docente. A necessidade desta resistência crítica, por exemplo, me predispõe, de um lado, a uma atitude sempre aberta aos demais, aos dados da realidade; de outro, a uma desconfiança metódica que me defende de tornar-me absolutamente certo das certezas. Para me resguardar das artimanhas da ideologia não posso nem devo me fechar aos outros nem tampouco me enclausurar no ciclo de minha verdade”. (FREIRE, 1996, p. 151). A dúvida metódica não é mérito de Freire, é antes pressuposto cartesiano exposto na obra Discurso do Método: O primeiro consistia em nunca aceitar como verdadeira alguma coisa sem a conhecer evidentemente como tal: isto é, evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção; em não incluir nos nossos juízos senão o que se apresentasse tão clara e distintamente ao meu espírito que não tivesse nenhuma ocasião para o pôr em dúvida. (DESCARTES, 1979, p. 56-57). Mesmo o argumento de que tudo é ideologia não encontra subsídio nas teorias apresentadas, pois estão no mesmo sentido de conjunto de ideias ou má percepção da realidade. O debate levantado pelo MESP apenas nos apresenta a necessidade de atualização de nossas perspectivas acerca da docência, para que não recebamos como inédita uma prescrição deformadora da educação escolar. À guisa de concussão abordaremos o impacto dessas ideias sobre o direito à educação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz