Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

235 Verônica Ventorini Ferreira Apresentada a continuidade da obra e a proposição de que “a ciência nos fornece métodos de pensamento, isto é, os instrumentos e uma disciplina”, não podemos reduzir o pensamento de Weber a um referencial teórico contraditório aos autores supracitados. Ainda que em última instância Weber pertença a outra tradição de pensamento. Para além disso nos cabe como conclusão apontar uma necessidade, que não só decorre da presença de movimentos como o MESP, mas é decorrente do referencial crítico, isto é, retomar sistematicamente as obras de autores como Freire e Saviani, a fim de que possam ser compreendidas com os olhos de nosso tempo. Isso não significa uma atualização linguística ou de significado, mas de sentido para nosso momento histórico em que a objetividade científica retoma centralidade como padrão ético. [...] ao perseguir seu trabalho, o homem de ciência duvida de si mesmo e essa dúvida pode chegar até o nível do desespero. É tal ponto difícil não se satisfazer com o seu mundo compartilhado, mas trabalhar pela necessidade interna da verdade e do conhecimento. O que ele tem a dizer são verdades que só alcançam um reconhecimento geral no futuro. Essa é a tragédia da investigação. Com efeito, ela é o fruto de seu tempo e de seu mundo – e, contudo, ela já sempre se lança para além deles em uma solidão nova, difícil de suportar. Mas ela traz de volta, a partir dessa solidão aquilo que é a força mais intensa de um caráter: um juízo próprio e uma decisão incondicionada pelo que é conhecido. (GADAMER, 2012, p. 309). Os efeitos sociais do equívoco de legitimar a ciência como único conhecimento válido, por seus fundamentos demonstráveis empiricamente, forneceu às ciências do espírito a empiria para afirmar que a formação humana necessita de conhecimentos outros, com outros objetivos. Limitar o conhecimento escolar ao que é útil, transferível, objetivo e generalizante prescreve à educação escolar o sentido oposto ao da formação, em que esses conhecimentos estão comungados com os conhecimentos advindos da história, da filosofia, das artes, das religiões, entre outros. A instituição escolar será unilateral quando optar por um dos campos de conhecimento como o único válido, nesse sentido os autores analisados não se distanciam de uma crítica válida quando defendem em seus textos a pluralidade de ideias, o rigor no desenvolvimento das pesquisas e nas ações pedagógicas e o acesso a um mundo diverso daquele que já conhece no âmbito da família. Entretanto, quando afirmam que isso só é possível com a transmissão de conhecimentos

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