Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

233 Verônica Ventorini Ferreira O ato político pedagógico que percebemos em Paulo Freire e Dermeval Saviani, em nada afirmam que o professor deve utilizar a sala de aula como espaço de doutrinação, ou que os partidos políticos devam interferir no rumo pedagógico da educação. CC – Quais são as principais dificuldades para se promover mudanças na estrutura da escola deste país? PF – Mudar a estrutura da escola significa mudar a política geral que forma a política pedagógica. Isso é uma coisa muito difícil. Porque fazer isso requer, por exemplo, botar um ponto final em interferências partidárias nos destinos pedagógicos da escola. (FREIRE, 2018). Não se trata de uma política-pedagógica-partidária, então segue que se refere ao encontro entre humanos, o ato político por excelência. Sobre o papel do professor e sua relação política afirma: Nosso papel não é falar ao povo sobre a nossa visão de mundo, ou tentar impô-la a ele, mas dialogar com ele sobre a sua e a nossa. Temos de estar convencidos de que a sua visão de mundo, que se manifesta nas várias formas de sua ação, reflete a sua situação no mundo, em que se constitui. A ação educativa e política não pode prescindir do conhecimento crítico dessa situação, sob pena de se fazer “bancária” ou de pregar no deserto. (FREIRE, 1987 p. 87). Ainda destacamos que o conhecimento não é apenas mais uma função da educação escolar, mas é a finalidade do trabalho pedagógico. [...] o saber que diretamente interessa à educação é aquele que emerge como resultado do processo de aprendizagem, como resultado do trabalho educativo. Entretanto, para chegar a esse resultado a educação tem que partir, tem que tomar como referência, como matéria-prima de sua atividade, o saber objetivo produzido historicamente. (SAVIANI, 2008b, p. 7). O saber objetivo é o que se mantém como básico para o estar no mundo, o autor ainda faz referência a dimensão do clássico, situando a educação institucionalizada como promotora do acesso ao conhecimento objetivo que se fez clássico. A escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado. [...] Em suma, a escola tem a ver com o problema da ciência. Com efeito, ciência é exatamente o saber metódico, sistematizado. [...] Ora, a opinião, o conhecimento que produz palpites, não justifica a existência da escola. [...] É a exigência de apropriação do conhecimento sistematizado por parte das novas gerações que torna necessária a existência da escola. A escola existe, pois, para propiciar a aquisição dos

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