23 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA REDE DE COLÉGIOS MARISTAS RS Simone Martins da Silva1 Escrevo esse percurso considerando as vivências que vêm mobilizando os 18 anos de atuação dessa pesquisadora junto aos Colégios da Rede Maristas: o sentimento de identificação com sua Missão além do compromisso em colaborar com a Instituição também através da Pesquisa. No decorrer desses anos, acompanhei os movimentos da Educação Básica Marista, no Rio Grande do Sul. As políticas de gestão educacional, a proposta pedagógica com vistas a excelência humana e acadêmica, a escrita e implementação de documentos norteadores, como o Projeto Educativo Marista (PEM) e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, o Planejamento Estratégico (PE) da Província Marista do Rio Grande do Sul e dos Colégios da Rede Marista, a Identidade Institucional Marista frente à contemporaneidade, as mudanças na estrutura física dos ambientes escolares, a atualização na área de Tecnologia Educacional e da Informação, o projeto de formação de lideranças e a chegada da avaliação em larga escala na Instituição foram processos mobilizadores da proposta pedagógica da Instituição, nos últimos anos. Dentre estes, os processos que mais capturaram a atenção sempre foram os de ensino e aprendizagem. Considerando o contexto das políticas educacionais no Brasil e os percursos profissional e acadêmico, percebeu-se a oportunidade de pesquisar um dos meios utilizados atualmente para avaliar e acompanhar os processos de ensino e aprendizagem em nível nacional e local (redes de ensino): a avaliação em larga escala. 1 Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos. Especialista em Gestão Curricular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2017), Mestre em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS, 2015), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS, 2009). Pedagoga, licenciada pela Universidade Luterana do Brasil/Canoas (ULBRA 2005).
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz