219 DO PAPEL DA UNIVERSIDADE AOS FUNDAMENTOS DO MESP: UMA ANÁLISE DA COLABORAÇÃO ACADÊMICA1 Verônica Ventorini Ferreira2 Este texto se destina a evidenciar os fundamentos acadêmicos em que se pauta a proposta do MESP (Movimento Escola Sem Partido). A parte que nos cabe nesta elucidação não se aproxima de qualquer tentativa de invalidar as pesquisas acadêmicas que resultaram nos discursos que aqui estarão em destaque. Sendo assim, nossa tarefa consiste em evidenciar o dito dos universitários e a relação desses ditos com o papel público de defesa do MESP. A dificuldade que nos espera recai sobre a dimensão dos preconceitos, haja vista que somos condicionados por uma historicidade formadora da subjetividade. De tal forma, há que se explicitar o reconhecimento da autoridade e da voz da tradição como mediadores nesse processo de compreensão dos artigos que serão analisados. Denominamos de preconceitos as opiniões prévias sobre a coisa em questão, e a coisa em questão é sempre trazida pelo texto a ser lido. No caso dos preconceitos, são nocivos os que não são percebidos pelo leitor, mas contribuem os que são percebidos e podem ser suspensos e confrontados. Assim, o modo de relação com nossos preconceitos, no momento da leitura, é a busca pela percepção e suspensão deles. A tarefa hermenêutica se converte por si mesma num questionamento pautado na coisa em questão, e já se encontra sempre codeterminada por esta. Assim, o empreendimento hermenêutico ganha um solo firme sob seus pés. Aquele que quer compreender não pode se entregar de antemão ao arbítrio de suas próprias opiniões prévias ignorando a opinião do 1 O presente texto pertence ao estudo mais amplo “Fundamentos éticos da educação: Uma análise a partir do movimento Escola Sem Partido”, desenvolvido como dissertação. 2 Professora da rede pública estadual do Rio grande do Sul, atua com o curso de formação docente em nível médio e pós médio. É licenciada em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestra e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma universidade.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz