Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

216 A trajetória de instituições de educação superior, dos docentes, dos cursos e das matrículas... No conjunto das matrículas, percebe-se que os estabelecimentos privados concentram as matrículas tanto do presencial quanto no a distância, e na área da educação os estabelecimentos privados que em 2010 possuíam a maior quantidade de matrículas chegam em 2017 com os estabelecimentos públicos passando a frente, no a distância os estabelecimentos privados possuem a supremacia. Nas universidades as instituições privadas possuem a maioria do total de matrículas (presencial e a distância). Na área da educação as públicas lideram as matriculais presencias e as privadas as matrículas a distância. E são os Centros Universitários e as Faculdades ficam com a maioria das matrículas (presencial e a distância) no total e na área da educação. Nota-se que conjunto dos cursos presencias e a distância apresentam crescimento de 20% e 89% respectivamente. Nas públicas a modalidade a distância no conjunto dos cursos tem uma redução de 9%, já as privadas crescem em 113%. Desta forma percebe-se que os cursos e as matrículas estão concentradas nas Instituições de Ensino privadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesse texto foi retomado a pesquisa realizada no doutorado, agora para verificar as mudanças ocorridas nas modalidades de ensino presencial e a distância, pode-se observar que no conjunto das IES ocorre um crescimento de 3%, e sendo que nas as públicas (6%) e nas privadas (2%), ocorrendo um crescimento (50%) importante nos Centros Universitários, ao mesmo tempo em que as Faculdades reduzem o seu total. Nas funções docentes, percebe-se que estão concentradas nas instituições privadas, ao mesmo tempo em que as Universidades públicas aglutinam a maioria dos professores assim como os doutores (docentes). Sobre o conjunto de curso e dos cursos na área da educação, pode-se dizer que os primeiros estão concentrados nos estabelecimentos privados, e que os segundos mesmo perdendo espaço nas privadas ao mesmo tempo em que aumentam a oferta nos cursos a distância, e sobre as matriculas é possível dizer que conjunto dos cursos presencias e a distância apresentam crescimento de 20% e 89% respectivamente, ao mesmo tempo em que tanto os cursos quanto as matriculas estão concentradas nos estabelecimentos privados.

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