Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

215 Moisés Waismann lecimentos privados, sendo que a maioria das Universidades ainda são públicas, com os estabelecimentos privados crescendo neste setor. Nos Centros Universitários e nas Faculdades percebe-se a grande presença dos estabelecimentos privados, e nos IF e CEFET é que se tem somente instituições públicas. Percebe-se ao comparar os anos de 2010 e 2017 que no geral ocorre um crescimento de 3%, e nas as públicas (6%) e nas privadas (2%), ocorrendo um crescimento (50%) importante nos Centros Universitários, já as Faculdades reduzem no total. Sobre as funções docentes, percebe-se que estão concentradas nas instituições privadas, ao mesmo tempo em que as Universidades públicas aglutinam a maioria dos professores assim como os doutores (docentes). Os Centros Universitários e as Faculdades retêm os professores com titulação de doutorado. Os professores com tempo integral estão congregados no conjunto dos estabelecimentos públicos, assim como nas Universidades públicas, depois são os Centros Universitários e as Faculdades privadas que agrupam estes docentes. Olhando ao longo do período estudado percebe-se que a quantidade de professores no total cresce em 10%, enquanto as públicas crescem 31% e as privadas são reduzidas em 2%. Os professores com doutorado aumentam em 60%, nas públicas em 64% e nas privadas 54%, e os docentes com tempo integral no conjunto das instituições tem uma expansão de 29%, sendo que nas públicas é de 40% e nas instituições privadas em 7%. Sobre qual a trajetória do conjunto de curso e dos cursos na área da educação, pode-se dizer que os primeiros estão concentrados nos estabelecimentos privados, e que os segundos mesmo perdendo espaço nas privadas ao mesmo tempo em que aumentam a oferta nos cursos a distância. As Universidades públicas concentram o conjunto dos cursos presenciais, porém são os estabelecimentos privados que absorvem a maioria dos cursos a distância. Os cursos da área da educação presencial diminuem tanto nas públicas quanto nas privadas, já os a distância cresce nestes dois tipos de estabelecimentos. Os Centros Universitários e as Faculdades privadas congregam o total de cursos presencias e a distância, verifica-se que ocorre uma redução nos cursos da área da educação presencial e um crescimento do a distância. Nota-se nos dados produzidos que ao longo dos anos de 2010 e 2017 para no total de cursos presencias, ocorreu um crescimento de 16% no total IES, nos cursos a distância 127%, nos cursos da área de educação presencial ocorre uma redução de 12% e nos cursos a distância um acréscimo de 49%.

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