Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

214 A trajetória de instituições de educação superior, dos docentes, dos cursos e das matrículas... já as privadas crescem em 113%. Quando se olha os cursos na área da educação percebe-se que os cursos presencias tem uma redução de 8% puxado pelos estabelecimentos privados que encolhem em 24% a quantidade de matrículas. Os cursos a distância na área da educação crescem nas instituições privadas em 97% enquanto nas públicas o crescimento é de 8%. Nos estabelecimentos universitários existe um crescimento de 16% no presencial e de 82% nos cursos a distância, enquanto nas públicas o presencial cresce (24%) os cursos a distância (10%) encolhem, e nas privadas cresce os cursos a distância (112%) muito mais que o presencial (9%). Nos cursos da área da educação ocorre uma redução de 6% nos cursos presencias, puxado pelo decréscimo de 33% nos estabelecimentos privados. Os cursos a distância na área da educação crescem em 124% nas privadas e apenas 5% nas universidades públicas. Na terceira parte do trabalho procura-se responder as questões propostas na introdução do texto. Figura 4 - Variação, em percentual, da quantidade de matrículas em cursos de graduação presenciais e a distância, por organização acadêmica e categoria administrativa, no Brasil nos anos de 2010 e 2017 Fonte: Elaborado pelo autor a partir das Sinopses do Censo da Educação Superior disponível em <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas>. PROBLEMATIZANDO AS QUESTÕES PROPOSTAS Nesta parte do trabalho, problematizam-se as questões propostas na introdução do texto. Sobre a trajetória das Instituições de Ensino Superior, por organização e categoria administrativa no Brasil nos anos de 2010 e 2017, pode-se dizer com base nos dados produzidos que estas estão concentradas e com o passar do tempo concentram-se nos estabe-

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