Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

212 A trajetória de instituições de educação superior, dos docentes, dos cursos e das matrículas... educação (9%) é que ocorre uma redução. Nas universidades privadas os cursos presencias tem a sua quantidade reduzida. Nos Centros Universitários percebe-se que no total de curso tanto presencial quanto nos cursos a distância existe crescimento, porém este é maior no a distância. Já nos cursos da área da educação existe uma redução no presencial e um aumento no a distância puxada pelas IES privadas. O mesmo movimento encontra-se nas Faculdades. Na próxima ilustração é evidenciado o movimento das matrículas realizadas. A tabela 4 relata a quantidade de matrículas em cursos de graduação presenciais e a distância, por organização acadêmica e categoria administrativa, no Brasil nos anos de 2010 e 2017. O propósito da tabela é verificar o comportamento da variável estudada. Observa-se que no total de IES o total de cursos presencias aumenta tanto no total como nas públicas e privadas ao longo do tempo, e nos cursos a distância que ocorre uma redução nas públicas que é compensado pelo aumento das privadas refletindo no crescimento total. Nos cursos da área da educação observa-se uma redução no presencial puxado pelos estabelecimentos privados, e um crescimento na modalidade a distância nos cursos. Nos estabelecimentos universitários no conjunto dos cursos presencias ocorre um crescimento, porém nos cursos a distância nas IES públicas ocorre um decréscimo. Nos cursos de educação ocorre uma queda nos presencias e um aumento no a distância. Nos Centros Universitários ocorre um acréscimo no total de cursos presencial e a distância, ao mesmo tempo em que ocorre um decréscimo nos cursos presencias da área da educação e um crescimento dos cursos a distância.

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