211 Moisés Waismann versitários ocorre no conjunto dos cursos de graduação tanto presencias quanto a distância um crescimento, porém nos cursos da educação ocorre nos estabelecimentos privados uma redução nos cursos presenciais e um acréscimo nos cursos a distância. Situação semelhante ocorre as IES que são faculdades. A próxima ilustração mostra o comportamento comparado os anos de 2010 e 2017, em percentual, A figura 3 demonstra a variação, em percentual, da quantidade de cursos de graduação presenciais e a distância, por organização acadêmica e categoria administrativa no Brasil nos anos de 2010 e 2017. O objetivo da ilustração é perceber o comportamento da variável estudada. Figura 3 - Variação, em percentual, da quantidade de cursos de graduação presenciais e a distância, por organização acadêmica e categoria administrativa no Brasil nos anos de 2010 e 2017 Fonte: Elaborado pelo autor a partir das Sinopses do Censo da Educação Superior. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas.>. A ilustração 3 evidencia que a variação ao longo dos anos de 2010 e 2017 para no total de cursos presencias, ocorreu um crescimento de 16% no total IES, nos cursos a distância 127%, nos cursos da área de educação presencial ocorre uma redução de 12% e nos cursos a distância um acréscimo de 49%. Na IES públicas a variação é de 13%, 9%, -3% e 8% respectivamente. Nas IES privadas a variação apresenta-se com os seguintes valores 18%, 225%, -20% e 120%, seguindo a mesma ordem. Nas universidades nota-se um crescimento no total de cursos tanto presencial como a distância e uma redução nos cursos da área da educação presencial (15%) e um acréscimo (29%) nos cursos a distância. Nas pública somente nos cursos presenciais da área da
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