Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

209 Moisés Waismann gral apresentam redução (1%) somente nos estabelecimentos privados. Nos Centros Universitários temos incremento na quantidade de docentes, na quantidade de titulados com doutorado e nas funções com tempo integral. Nas Faculdades temos uma redução (11%) na quantidade de funções docentes puxadas pelos estabelecimentos privados (13%), as funções com doutorado e também com tempo integral aumentam em ritmos diferentes, mas aumentam. Na continuação mostram-se as alterações dos cursos no que diz respeito a sua oferta presencial ou à distância. Figura 2 - Variação, em percentual, da quantidade total de funções docentes em exercício, por organização acadêmica, categoria administrativa e grau de formação, no Brasil nos anos de 2010 e 2017 Fonte: Elaborado pelo autor a partir das Sinopses do Censo da Educação Superior. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas>. A tabela 3 indica a quantidade total de cursos e de educação de graduação presenciais e a distância, por organização acadêmica e categoria administrativa, no Brasil nos anos de 2010 e 2017. O fim da tabela é examinar o comportamento da variável estudada. A tabela 3 mostra que no conjunto dos cursos de graduação ocorreu crescimento tanto no presencial como no a distância, passando de 28.577 cursos no ano de 2010 para 33.272 cursos no ano de 2017 e 930 cursos para 2.108 cursos na graduação a distância respectivamente. As IES privadas concentram a quantidade de do conjunto dos cursos de graduação tano presencialmente quanto à distância no período estudado. Quando se olha a área da educação percebe-se uma retração dos cursos presencias e um crescimento dos cursos a distância. No total a quantidade de cursos presencia recua de 7.370 em 2010, para 6.519

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