208 A trajetória de instituições de educação superior, dos docentes, dos cursos e das matrículas... Tabela 2 - Quantidade total de funções docentes em exercício, por organização acadêmica, categoria administrativa e grau de formação, no Brasil nos anos de 2010 e 2017 Categoria Administrativa 2010 2017 Pública Privada Total Pública Privada Total Total Total 345.335 130.789 214.546 380.673 171.231 209.442 Doutorado 98.195 65.227 32.968 157.399 106.748 50.651 Tempo Integral 156.370 104.957 51.413 201.437 146.551 54.886 Universidades Total 183.122 113.407 69.715 206.464 138.270 68.194 Doutorado 78.108 61.851 16.257 118.021 95.949 22.072 Tempo Integral 120.432 94.636 25.796 147.300 121.799 25.501 Centro Universitário Total 34.348 1.118 33.230 45.460 1.344 44.116 Doutorado 5.456 179 5.277 10.870 371 10.499 Tempo Integral 8.718 415 8.303 11.926 612 11.314 Faculdades Total 119.340 7.739 111.601 106.554 9.422 97.132 Doutorado 12.946 1.512 11.434 20.685 2.605 18.080 Tempo Integral 19.675 2.361 17.314 21.015 2.944 18.071 IF e CEFET Total 8.525 8.525 . 22.195 22.195 - Doutorado 1.685 1.685 . 7.823 7.823 - Tempo Integral 7.545 7.545 . 21.196 21.196 - Fonte: Elaborado pelo autor a partir das Sinopses do Censo da Educação Superior. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas>. A figura 2 retrata variação, em percentual, da quantidade total de funções docentes em exercício, por organização acadêmica, categoria administrativa e grau de formação, no Brasil nos anos de 2010 e 2017. O intuito da ilustração é averiguar o comportamento da variável estudada. Na figura 2 é atentar para o movimento ao longo do período observado. A quantidade de professores no total de Instituições Ensino Superior cresce em 10%, enquanto as públicas crescem 31% e as privadas são reduzidas em 2%. Os professores com doutorado no conjunto das IES aumentam em 60%, nas públicas em 64% e nas privadas 54%, e os docentes com tempo integral no conjunto das instituições tem uma expansão de 29%, sendo que nas públicas é de 40% e nas instituições privadas em 7%. Nas universidades ocorre uma redução (2%) na quantidade de docentes nas instituições privadas enquanto as públicas (22%) apresentam ampliação. Nas universidades a quantidade de docentes com título de doutorado aumenta, e os que possuem tempo inte-
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