Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

207 Moisés Waismann o movimento da qualificação docente no que concerne a titulação e a dedicação as atividades docentes. Figura 1 - Variação, em percentual, da quantidade de Instituições de Educação Superior, por Organização e Categoria Administrativa no Brasil nos anos de 2010 e 2017 Fonte: Elaborado pelo autor a partir das Sinopses do Censo da Educação Superior. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas>. A tabela 2 aponta a quantidade total de funções docentes em exercício, por organização acadêmica, categoria administrativa e grau de formação, no Brasil nos anos de 2010 e 2017. A intenção da tabela é evidenciar o comportamento da variável estudada. Os professores com tempo integral também apresentam decréscimo nas Universidades privadas. Nos Centros Universitários existe um crescimento de professores, de doutores e de professores com tempo integral, tanto nas públicas como nas privadas. Nas Faculdades é que existe uma redução na quantidade total de docentes passando de 119.340 (2010) para 111.601 (2017) de professores, como também nas Faculdades privadas de 106.55 (2010) para 497.132 (2017) vínculos. Aqui a quantidade de doutores e os que possuem tempo integral também amentou. Percebe-se que nas Universidades as instituições públicas concentram a maioria dos docentes, dos doutores e dos professores com tempo integral, nos Centros Universitários e nas Faculdades são as instituições privadas que concentram. Os IF e CEFET são somente públicos. A ilustração que segue ajuda a ver este movimento ao longo do tempo.

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