Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

205 Moisés Waismann programas de treinamento da força de trabalho que proporcionassem uma nova forma de produção. (SOUZA, 2002). É neste contexto que se insere a educação, como o principal requisito para a integração no mercado de trabalho, em face do atual processo de transformação. A educação nesta nova realidade passa de um direito dado à cidadania para ser apropriada e ressignificada pelo processo de acumulação capitalista, sendo então percebida como instrumento para promover o crescimento e reduzir a pobreza. Neste sentido, reinterpreta-se o pensamento produzido pela Teoria do Capital Humano. (OLIVEIRA, 2000). As alterações no ensino superior foram feitas a partir das recomendações do Banco Mundial. Para este, a principal função das Instituições de Ensino Superior (IES), é a formação de recursos humanos qualificados e profissionais habilitados para participar do processo de “desenvolvimento, adaptação e difusão das inovações” no âmbito nacional. As IES também devem assumir o papel de se constituírem em um espaço de construção de novos conhecimentos, bem como de propiciar um ambiente de transferência, adaptação e divulgação tecnológica por meio do ensino e da pesquisa (BANCO MUNDIAL, 1995). Pode-se perceber que para o Banco, o ensino superior assume um papel central no desenvolvimento econômico do país, para isso apresenta quatro orientações chaves para a reforma do sistema educacional, com o objetivo de conseguir as metas sem aumento do gasto público (BANCO MUNDIAL, 1995). Na próxima seção apresenta-se os dados produzidos na pesquisa para responder as questões propostas. PERCURSO METODOLÓGICO E APRESENTAÇÃO DOS DADOS Nesta parte do trabalho apresenta-se os dados, como estes foram produzidos e analisados. Os dados foram produzidos a partir da Sinopses do Censo da Educação Superior, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)4, e analisados utilizando a ferramenta da estatística descritiva como forma de tratamento dos dados construídos. Trata-se então de uma pesquisa documental. 4 Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas>..

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz