Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

202 A trajetória de instituições de educação superior, dos docentes, dos cursos e das matrículas... exercício, por organização acadêmica, categoria administrativa e grau de formação, os cursos e as matriculas nos conjunto dos curso e especificamente na área da educação na graduação presencial e a distância, por organização acadêmica e categoria administrativa, no Brasil nos anos de 2010 e 2017. A pesquisa dialoga com área da economia da educação e das políticas públicas para a educação, mais especificamente, para o ensino superior. Trata-se de uma pesquisa documental, que toma como base o documento “La enseñanza superior: las lecciones derivadas de la experiencia” (BANCO MUNDIAL, 1995) e as Sinopses do Censo da Educação Superior, produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É um estudo descritivo (TRIVIÑOS, 2009), que analisa o movimento no ensino superior na perspectiva do debate crítico. O processo de acumulação capitalista que no pós-guerra contava com a força do Estado provedor, a partir dos anos 1970 é substituído na sua dinâmica pela ação do livre mercado, que agiria sentido de alocar os recursos produtivos e solucionar da melhor forma possível os interesses sociais. Este é papel de fundo da nova relação entre o Estado/ Mercado e as Instituições de Ensino Superior, abrindo um espaço maior para o crescimento e consolidação do ensino superior privado. É nesta realidade que é elaborada e aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1996. (WAISMANN, 2013). Para Silva (2002), na formulação da LDB/1996 é o momento de da restauração liberal conservadora, que restituiu os projetos político-financeiros, visando dar uma nova organização ao Estado brasileiro a partir da desregulamentação do mercado, das privatizações de empresas estatais e da redução das políticas sociais. Estes preceitos foram adotados pelos Estados Nacionais que seguiram as “sugestões” dos organismos internacionais. Nota-se, desta forma, uma relação entre a elaboração da LDB e o período de vigência da visão neoliberal, sendo este um documento em sintonia com a orientação política da época em que foi concebida e que vem, deste então, orientando as questões da educação no Brasil. (WAISMANN, 2013). É objetivo deste estudo revisitar a tese elaborada que tratava “[d]as alterações que ocorrem no mercado da educação superior, a partir da influência dos organismos internacionais nas políticas públicas para o ensino superior no Brasil(...)”. (WAISMANN, 2013). Agora com as seguintes questões:

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz