201 A TRAJETÓRIA DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, DOS DOCENTES, DOS CURSOS E DAS MATRÍCULAS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA NOS ANOS DE 2010 E 2017: UM OLHAR A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL Moisés Waismann1 INTRODUÇÃO Neste artigo, retoma-se a pesquisa realizada por ocasião do doutorado2, que trata do estudo das alterações no sistema de ensino superior a partir da influência dos organismos internacionais, agora com a intensão verificar as mudanças ocorridas nas modalidades de ensino presencial e a distância, para tanto verifica-se a quantidade e a variação das Instituições de Educação Superior, por organização e categoria administrativa, assim como, o total de funções docentes em 1 Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégias Regionais. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e do Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, as políticas públicas para educação, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda. 2 O Banco Mundial e as Políticas Públicas para o Ensino Superior no Brasil: Um Estudo a Partir dos Dados do INEP (1995-2010), ver em: Waismann (2013).
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