Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

Este livro reúne textos que foram produzidos por estudiosos do campo das Políticas Educacionais, da História e Gestão da Educação, resultado de investigações realizadas em seu processo formativo no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, ou de pesquisas realizadas após essa formação. O elo comum entre eles foi a orientação realizada pela Professora Berenice Corsetti, ao longo de sua atuação nesse Programa. A obra, que é constituída por dois volumes, reúne vinte e oito textos. O volume 1, conta com quatorze textos, divididos em duas partes. A primeira, Políticas Educacionais e os Processos de Avaliação e Regulação da Educação, nos traz oito textos. A segunda, intitulada Políticas de Educação Superior: diferentes cenários e contextos em análise, conta com seis textos. Os atuais ataques voltados às Ciências Humanas, às universidades, à educação e ao pensamento crítico integram o avanço do neoconservadorismo no Brasil, constituindo-se numa ameaça aos direitos sociais, à soberania nacional, à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, à educação pública, comprometendo, com outras tantas iniciativas que estão em curso, o reconhecimento internacional de nosso país. Nesse cenário, reforçarmos que o debate e a reflexão sobre a importância de Políticas Educacionais consequentes e do resgate da História da Educação Brasileira são fundamentais, e é o compromisso que lastreou a concepção e a elaboração desta obra.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz