Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

181 Silvia Regina Canan e Vanessa Taís Eloy _____. Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 2 , p. 37-49, jun. 2004. CONAES, Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Diretrizes para a avaliação das Instituições de Educação Superior. [2004]. Disponível em: <http://www.pucsp.br/cpa/downloads/diretrizes_pa ra_a_avaliacao_das_instituicoes_de_educacao_superior.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2014. CUNHA, M. I. da. et al. As políticas públicas de avaliação e docência: impactos e repercussões. In: CUNHA, M. I. da (org.). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. _____. Avaliação: políticas educacionais e reforma da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003. FELDMAN, T.; SOUZA, O. de.; HEINZLE, M. R. S. As posições-sujeitos (Estado e gestores) diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior brasileiro. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2016. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREITAS, L. C. Qualidade negociada: avaliação e contra regulação na escola pública. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 911-933, especial out. 2005. FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 Especial, p. 1203-1230, out. 2007. GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T. da & GENTILI, P. (orgs.). Escola S. A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996, p. 9-49. MARTINS, M. A. R.; ALONSO, D. de F. O ENADE e a gestão de cursos superiores de tecnologia em instituições de educação superior do setor privado: implicações para o currículo. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 4, n. 07, p. 184-200, jan./jul. 2012. OLIVEIRA, Francisco de. À sombra do Manifesto Comunista: globalização e reforma do Estado na América Latina. In: GENTILI, Pablo, SADER, Emir (orgs.). Pós-neoliberalismo II: que estado para que democracia? Petrópolis, RJ: Vozes, 1999, p. 68-78.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz