18 Prefácio partir do PPG Educação da Unisinos. Sempre atenta, com rigor, perspicácia e afeto, orientou estudantes que a ela acorriam cuidando, com esmero, dos processos e fases das pesquisas, incluindo a delimitação dos objetos de estudo e do campo empírico, assim como da fundamentação teórico-metodológica de suas pesquisas. Berenice Corsetti, como pesquisadora, dedica-se, de forma mais intensa, embora não exclusiva, a discutir em suas pesquisas o contexto internacional, avaliações em larga escala, indicadores de qualidade da educação básica e história da educação, acentuando, predominantemente, a abordagem dialética. Foi nessa esteira que seus orientandos elaboraram suas pesquisas, desenvolveram seus processos formativos e redigiram os capítulos desta Coleção. Os capítulos dos dois volumes que aqui apresento bem demonstram traços dessa consistente formação e a exigência acadêmica que pauta a orientação acadêmica e a produção cientifica da professora. A ação acadêmica da Dra. Berenice Corsetti sempre se pautou pelo respeito, valorização das individualidades dos orientandos e colegas e agenciamento no coletivo, o que mais uma vez se materializa, agora nessa Coleção, organizada por ela e dois de seus orientandos. Valorizando o trabalho coletivo e prestigiando aqueles que foram seus alunos, a pesquisadora toma a iniciativa e provê condições para publicar produções de seus ex-orientandos os quais, em dependência de sua situação profissional atual, ou retomam e sintetizam socializando suas pesquisas de pós-graduação, ou apresentam recortes de suas teses ou dissertações, ou, ainda, participam com pesquisas atuais. Na esteira dos ensinamentos de sua orientadora, alguns de seus ex-orientandos assinam capítulos desta Coleção acompanhados daqueles que agora estão sob sua supervisão e orientação. A maior parte de seus orientandos de pós-graduação – auxiliares de pesquisa em formação, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos – acolheram o seu chamado para colaborar em uma publicação na qual diferentes temas de políticas educacionais são abordados: educação básica, ensino médio, ensino superior, qualidade da educação, avaliações em escolas públicas e redes privadas, políticas de avaliação do ensino superior, modalidades de cursos e diferentes tipos de estabelecimentos de ensino superior, planos municipais de educação, descentralização, parcerias público-privadas, educação popular, pesquisas relacionadas à história da educação, impressos pedagógicos, identidade e formação docente, dentre outros.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz