Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

177 Silvia Regina Canan e Vanessa Taís Eloy  Informando aos colegas de outros cursos a qualidade do seu curso em relação a outros disponíveis na cidade e no estado;  Ao obter um desempenho inferior no Enade, estará comprometendo alunos que precisam de financiamento estudantil para acesso ao ensino superior;  Ampliando oportunidades de estudantes de famílias de baixa renda terem acesso à educação superior através do FIES e PROUNI;  Representando colegas do Curso não credenciados para fazer a prova do ENADE;  Concorrendo a Bolsas de Estudo em Cursos de Mestrado e Doutorado fornecidas pelo MEC;  Representando os docentes de seu Curso;  Representando o seu Curso em relação aos demais Cursos da Cidade, do Estado e do Brasil;  Representando sua Universidade. (UNIT, 2014, p. 2). Trabalhar a proposta do ENADE desde o início da graduação é uma grande possibilidade de melhorar não somente os resultados no exame, mas fazer com que os alunos compreendam a importância que tem para a avaliação em larga escala do Ensino Superior no Brasil. CONSIDERAÇÕES FINAIS Constatamos, através da pesquisa, que os acordos mundiais são feitos através da lógica capitalista de mercado, visando a resultados massificadores, resultados quantitativos e não qualitativos, que não levam em consideração as peculiaridades dos países e suas realidades. A educação brasileira também segue essa lógica, pois participou dos acordos mundiais e depende do financiamento dos organismos internacionais para a implementação das metas a serem atingidas. Vale a pena ressaltar que tudo isso está relacionado a questão do Estado. Sobre isso, Torres (2001) refere-se como sendo a totalidade da autoridade política numa dada sociedade, civil e política em que o Estado é considerado um conjunto de instituições ocupadas pelo próprio

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