177 Silvia Regina Canan e Vanessa Taís Eloy Informando aos colegas de outros cursos a qualidade do seu curso em relação a outros disponíveis na cidade e no estado; Ao obter um desempenho inferior no Enade, estará comprometendo alunos que precisam de financiamento estudantil para acesso ao ensino superior; Ampliando oportunidades de estudantes de famílias de baixa renda terem acesso à educação superior através do FIES e PROUNI; Representando colegas do Curso não credenciados para fazer a prova do ENADE; Concorrendo a Bolsas de Estudo em Cursos de Mestrado e Doutorado fornecidas pelo MEC; Representando os docentes de seu Curso; Representando o seu Curso em relação aos demais Cursos da Cidade, do Estado e do Brasil; Representando sua Universidade. (UNIT, 2014, p. 2). Trabalhar a proposta do ENADE desde o início da graduação é uma grande possibilidade de melhorar não somente os resultados no exame, mas fazer com que os alunos compreendam a importância que tem para a avaliação em larga escala do Ensino Superior no Brasil. CONSIDERAÇÕES FINAIS Constatamos, através da pesquisa, que os acordos mundiais são feitos através da lógica capitalista de mercado, visando a resultados massificadores, resultados quantitativos e não qualitativos, que não levam em consideração as peculiaridades dos países e suas realidades. A educação brasileira também segue essa lógica, pois participou dos acordos mundiais e depende do financiamento dos organismos internacionais para a implementação das metas a serem atingidas. Vale a pena ressaltar que tudo isso está relacionado a questão do Estado. Sobre isso, Torres (2001) refere-se como sendo a totalidade da autoridade política numa dada sociedade, civil e política em que o Estado é considerado um conjunto de instituições ocupadas pelo próprio
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz