176 Políticas de educação superior e avaliação no Brasil contemporâneo:... que obtêm bom desempenho, empregam a política de divulgação em mídias como forma de maior incentivo aos alunos de seu curso, assim como uma autopropaganda, acima de tudo gratuita, do resultado conquistado, isso fica explícito na fala dos coordenadores abaixo: C8: “Se for bom há grandes comemorações, se for ao contrário é motivo de grandes preocupações por parte do curso e da Instituição”. C9: “Fizemos cartazes, apresentamos folders para os alunos caso o curso obtenha um bom resultado”. Do outro lado, estão os pontos negativos, pontos de críticas constantes. Pode ser destacado, primeiramente, o número de questões composto no teste, sendo insuficiente para avaliar o conhecimento atribuído ao exercício de uma profissão de nível superior. Esse período não é suficiente para permitir um acompanhamento às turmas em todas as etapas do aprendizado, desde seu ingresso até a colação de grau. Além das críticas da academia, essas medidas ressaltam outros fatores quando se trata do setor privado da educação superior: o ranking, o marketing institucional, a concorrência, o conceito da IES no mercado de trabalho, o que gera mais pressão sobre os profissionais mais próximos aos estudantes: gestores de cursos e professores e o principal instrumento de trabalho deles é o currículo. (MARTINS; ALONSO, 2012, p. 193). Nesse contexto, cabe à Universidade ser responsável pela formação dos sujeitos, oferecendo-lhes um ensino de qualidade em que a nota será consequência do que os alunos obtiveram durante sua formação. Os acadêmicos precisam saber que, ao obter um bom conceito no ENADE, eles estarão: Informando à sociedade a qualidade do seu curso, da sua universidade e de seus docentes; Informando à sociedade sua preparação para o exercício profissional; Informando para o mercado de trabalho e para a sociedade o valor do seu diploma; Indicando para as empresas (empregadores) qual o conjunto de habilidades e competências o seu curso foi capaz de desenvolver;
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz