Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

175 Silvia Regina Canan e Vanessa Taís Eloy C7: “Os resultados são esperados ansiosamente, por definirem os rumos do próprio Curso, de receberem ou não uma visita in loco, o que preocupa a Instituição como um todo. Quando divulgado, cada Curso busca verificar a nota e reflete. Se for uma nota 4 ou 5 há comemorações e divulgação na mídia com a maior brevidade. Se for 2 ou 3, há maiores preocupações, do motivo, bem como reflexões de situações que Curso necessita aprimorar, qualificar no processo acadêmico”. Diante das falas dos coordenadores, podemos constatar que falar em ENADE é atuar no campo das contradições. Apesar das inúmeras críticas, o ENADE, pode ser considerado uma política de avaliação que exerce forte influência na Universidade, podendo ser visto através da concessão de bolsas e financiamentos do PROUNI e do FIES para os cursos que obtiverem uma avaliação satisfatória, bem como o corte ou a redução das mesmas quando a avaliação for insatisfatória. Exemplo disso, é a CAPES que tem premiado os primeiros lugares com bolsas para mestrados e doutorados. Condizente com a ideia, o coordenador de curso C6, menciona que: C6: “Dependendo do conceito, o curso poderá receber visita in loco, cortes no FIES; caso o conceito seja favorável, positivo, o curso tem a garantia de continuidade e repercussões na mídia como um curso de qualidade e excelência. E a universidade também será reconhecida pelo conceito como séria, confiável. Afirmo que dependemos de um bom resultado na prova do ENADE para provarmos nossa grandeza e nome e garantir a inserção na comunidade regional”. Uma boa pontuação no ENADE, pode alavancar a procura pela Universidade pelos alunos que estão iniciando o Ensino Superior, sendo que isto leva a um prestígio acadêmico, podendo ser um diferencial na disputa de vagas no mercado de trabalho. Por ser uma avaliação permanente, o ENADE não avalia somente a Instituição de ensino, mas principalmente o aluno que está sendo formado, oferecendo, desta forma, um parâmetro para que ambos (Universidade e aluno) possam melhorar a qualidade da relação ensino-aprendizagem, fazendo com que ambos sejam responsáveis pelos resultados obtidos através do exame. As Universidades têm utilizado os resultados do ENADE como instrumento de melhoria contínua. Verificamos que todos os cursos

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz