174 Políticas de educação superior e avaliação no Brasil contemporâneo:... gem dos acadêmicos, bem como da oferta de cursos das instituições de Ensino Superior. Essa análise pode ser feita a partir de cada um de seus instrumentos. Partindo desse pressuposto, foi questionado aos coordenadores: “Qual a sua avaliação sobre o ENADE, tomando como parâmetro os padrões de qualidade instituídos pelo MEC/INEP para o Ensino Superior?”. C2: “Avaliamos o ENADE de forma positiva e construtiva. Sabemos que talvez não seja a melhor forma de avaliação, mas qual seria melhor? Alguns cursos possuem prova para o ingresso no conselho profissional, o que reforça ainda mais a necessidade dos padrões do MEC/INEP para a nossa nação de forma vertical. Sendo assim, o instrumento cumpre sua função”. Condizente com a fala do coordenador, constatamos que se o ENADE não fosse uma prova padronizada para o Brasil inteiro, talvez ela cumprisse o seu verdadeiro papel. Segundo os entrevistados, a forma como o ENADE é organizado ‘não os representa’, primeiro porque ele ranqueia as universidades a partir de critérios que não levam em consideração os conteúdos dos cursos, aquilo que os mesmos definem como sendo essencial para a sua formação. O ENADE vai ranquear as universidades e vai instalar competições entre os cursos ao invés de estimular a produção com qualidade e a defesa da produção de conhecimento que defenda a autonomia e a pesquisa para o nosso país. Assim, os coordenadores consideram fundamental a avaliação para o Ensino Superior. Todavia não essa que, ao invés de levar em consideração as características dos cursos, o que é definido pela própria categoria, o que é importante para a formação, desqualificar em detrimento de apresentar uma estatística dos cursos que estão melhor no ponto de vista apenas de infraestrutura socioeconômica, em que uma avaliação não leva em consideração algumas particularidades, como: se o curso tem estágio, se o curso apresenta pesquisa, qual a condição do trabalho que os professores enfrentam, etc. Aproveitando a oportunidade, foi questionado aos coordenadores de curso como os resultados do ENADE repercutem na universidade. Os mesmos explanaram que: C4: “A obtenção de um conceito ruim, especialmente, implica em reflexão e uma avaliação interna do curso, bem como reflete no engajamento de estratégias para melhorá-lo”.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz